Resources ISARIC and PREPARE logos

   inglés / espanhol / francês


As ferramentas e recursos para pesquisa disponibilizadas nesta página foram desenvolvidas com o esforço coletivo liderado pelo ISARIC. O ISARIC é uma rede de colaboração internacional que tem o objetivo de facilitar e agilizar a realização de projetos de pesquisa em epidemias de doenças novas ou emergentes.

As fichas clínicas/CRF abaixo são ferramentas de alta qualidade desenvolvidas para possibilitar que pesquisadores e clínicos estudando a infecção pelo vírus Zika documentem essa informação de forma padronizada utilizando um banco de dados com parâmetros considerados essenciais. Esse banco de dados reflete as prioridades cientificas relacionadas à infecção pelo Zika vírus e sua utilização permitirá a combinação de dados de múltiplos estudos. As fichas clínicas/CRF passaram por um novo processo de revisão por um painel de especialistas com termos de referencia sobre o trabalho. Aqui nesse website, essas ferramentas foram disponibilizadas para download e a adaptação de seu conteúdo de acordo com a necessidades e objetivos específicos de seus projetos (por exemplo, estudos de coorte prospectivos ou caso-controles) e as exigências para aprovação de agências regulatórias locais.

Os principais documentos necessários para o início de um projeto de pesquisa são: o protocolo de pesquisa, as fichas clínicas/CRF para coleta de dados e o termo de consentimento livre e esclarecido. Nós estamos desenvolvendo um protocolo de caracterização clínica (PCC) e termos de consentimento livre e esclarecido adaptados para projetos de pesquisa relacionados ao Zika vírus que complementarão a série de ferramentas disponíveis nesse website.

Forneça o seu email abaixo para notificações quando traduções, revisões ou novas ferramentas estejam disponíveis.
Favor nos informar caso queira usar alguma dessas ferramentas em seu projeto de pesquisa.

 
Para maiores informações sobre as ferramentas de pesquisa disponíveis nessa página e também para obter orientações da ampla comunidade de pesquisa e epidemias, favor contatar por e-mail a coordenadora clínica do ISARIC Dra. Gail Carson.
Caso esteja interessado em padronizar as ferramentas de pesquisa do seu estudo de caso-controle, coorte ou soro-epidemiológico, por favor contatar por email maria.van-kerkhove@pasteur.fr.


Downloads [Last update: 24 March 2016]
Baixar todas as fichas clinicas/CRF |  zip (PDF)      zip(word)
ZIKA VÍRUS MATERNO Dados iniciais e desfechos clínicos 
Versão: 5.4
docx | PDF
ZIKA VÍRUS Recém-nascido Dados iniciais e desfechos clínicos 
Versão: 5.4
docx | PDF
ZIKA VÍRUS MATERNO Resultados laboratoriais 
Versão: 5.4
docx | PDF
ZIKA VÍRUS Recém-nascido Resultados laboratoriais 
Versão: 5.4
docx | PDF
ZIKA VÍRUS MATERNO Cuidado pré-natal  
Versão: 5.4
docx | PDF
ZIKA VÍRUS Recém-nascido Cuidados intensivos (Somente se admitido na unidade de terapia intensiva neonatal ou pediátrica)
Versão: 5.4
docx | PDF
ZIKA VÍRUS MATERNO Sintomas agudos 
Versão: 5.4
docx | PDF
Agradecimentos especiais a Louise Sigfrid do grupo PREPARE Europe, Raul Pardinaz-Solis do ISARIC CC e aos especialistas que doaram seu tempo para melhorar essas ferramentas:Philippe Guerin, Stephen Kennedy, Chantal Reusken, Menno de Jong, Melissa Gladstone, Tom Solomon, Julia Bielicki, Mai Cau-Lormeau, Usha Kini and Ken Mutton
ZIKA VÍRUS MATERNO Cuidados intensivos(Somente se admitida na unidade de terapia intensiva)
Versão: 5.4
docx | PDF

Registro das versões previas e atualizações

Atualizações e controle de mudanças nas fichas clínicas/CRF para Zika.

16 de maio de 2016 e 02 de junho de 2016| Versão 5.4

Atualizações:

  • Todas as fichas clínicas/CRFs têm agora um número de identificação e seus títulos contêm um código com abreviações em letras maiúsculas. Por exemplo, a ficha clínica/CRF para coleta de dados inicias e desfechos maternos tem o número [1] e um código MBO. A ficha clínica/CRF para coleta de dados iniciais e desfechos em neonatos tem o número [2] e o código NBO. Há uma explicação sobre esse novo sistema de identificação na primeira página de todas as fichas clínicas/CRFs.
  • Todas as perguntas nas fichas clínicas/CRFs são numeradas para facilitar a identificação dos campos para entrada de dados.

24 March 2016 | Versão 5.2 (zip)

Atualizações:

  • Revisões menores para evitar que campos não sejam preenchidos.
  • Implementadas mudanças recomendadas por colaboradores franceses em todas as versões (inglês, espanhol e português).

Em desenvolvimento:

  • Os dicionários de dados estão em desenvolvimento e serão postados assim que forem finalizados.
  • Traduções para o espanhol, francês e português.
  • Plataforma de armazenamento de dados através da colaboração com a MedSciNet.

29 de fevereiro 2016 | Versão 5.1

Atualizações:

Resolvidos problemas de formatação. Disponibilização de documentos no Word para possibilitar a adaptação e tradução das fichas clínicas/CRF. Problemas de compatibilidade entre Mac e PC ainda existem.
Em desenvolvimento:

Corresponding data dictionaries are currently in development and will be posted here as soon as they are finalized.
Spanish, Portuguese and French translations
We are currently working on a returning travellers CRF and a clinical characterisation protocol

27 de fevereiro 2016 | Versão 5.0

Atualizações:

  • Obrigado pela paciência enquanto as fichas clinicas/CRF estão sendo revisadas, particularmente os dados referentes a obstetrícia. Enquanto revisamos as ferramentas, também implementamos um novo processo de revisão e introduzimos termos de referencia para um grupo de especialistas revisarem as ferramentas. Recebemos ainda, comentários adicionais de muitos especialistas. Esperamos que vocês concordem que as versões atualizadas são melhores em termos de obtenção da informação correta e facilidade na utilização.
  • As fichas clinicas estarão em revisão constante e poderão ser modificadas e atualizadas pelo ISARIC assim que surjam novas evidências.

Em desenvolvimento:

  • Os dicionários de dados estão em desenvolvimento e serão postados assim que forem finalizados.
  • Traduções para o espanhol, francês e português.

28 de janeiro 2016 | Versão 1.0

As fichas clinicas estarão em revisão constante e poderão ser modificadas e atualizadas pelos colaboradores do ISARIC assim que surjam novas evidências clínicas. Elas serão submetidas ao Conselho de Ética em Pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para consideração com ferramentas de pesquisa na OMS.

Aviso: O objetivo ao disponibilizarmos as fichas clinicas/CRF e proporcionar a coleta padronizada de dados clínicos no âmbito de estudos científicos relacionados ao Zika vírus. A utilização desses documentos e de total responsabilidade dos autores de cada estudo. O ISARIC e os autores dessas fichas clinicas/CRF não se responsabilizam pelo uso de documentos alterados ou pelo uso dos documentos padrão fora do âmbito de estudos clínicos relacionados ao Zika vírus. Problemas de formatação estão sendo resolvidos. Estamos disponibilizando versões em Word para possibilitar a adaptação e tradução das fichas clinicas/CRF, entretanto, pode haver problemas de compatibilidade entre ambiente PC e Mac. O formato em PDF também esta disponível e deve manter a formatação nos dois ambientes.


Como utilizar as fichas clínicas/CRF

As fichas clínicas/CRF devem ser usados para coleta de dados na admissão e na alta hospitalar do paciente. Para pacientes admitidos por mais de 24 horas, as fichas clinicas/CRF para dados iniciais e de desfecho e de resultados laboratoriais podem ser reproduzidas e utilizadas diariamente para coleta de dados.

Cada centro pode escolher a quantidade de informação a ser coletada de acordo com os recursos disponíveis e o número de pacientes incluídos até aquele momento. Idealmente, todos os casos (materna e recém-nascido) terão dados coletados utilizando-se todos os módulos e fichas clínicas/CRF disponíveis e apropriadas para cada situação.

Para todos os tipos de estudos coletando dados após o parto, recomenda-se o preenchimento de, no mínimo, as seguintes fichas clinicas/CRF:

  • Recém-nascidos e Materno: Dados iniciais e Desfechos Clínicos
  • Recém-nascidos e Materno: Resultados Laboratoriais

Centros com poucos recursos disponíveis ou com muitos pacientes podem optar por coletar somente a ficha clínica/CRF abaixo:

  • Recém-nascidos e Materno: Dados iniciais e Desfechos Clínicos

As fichas clinicas/CRF podem ser modificadas conforme necessário, levando em consideração o tipo de estudo e os recursos disponíveis. Para maiores informações sobre as ferramentas de pesquisa disponíveis nessa página, favor contatar por e-mail a coordenadora clínica do ISARIC Dra. Gail Carson.

Data Collection Tools
Research Training and Support
Guidelines
Laboratory Support
Current and Planned Research
Research Priorities
Funding Initiatives